Cultive flores em casa

Padrão

 Por Lia Simpatia


Eu adoro flores, pessoal! Elas dão vida ao ambiente, trazem alegria, proporcionam informalidade e tornam tudo mais aconchegante. Aposte nas flores e plantas como elemento decorativo para dar pequenos apontamentos de cor à sua casa.

Nesta postagem vocês poderão obter informações a respeito dos arranjos mais bonitos, as flores mais apropriadas, árvores em miniatura, jarras e outras soluções. Ah! Sem esquecer de que, para manter toda esta beleza necessitamos dos cuidados adequados. Isso também está disponível aqui.

 

Flores Apropriadas

Que flor colocar em determinado local? Ela é indicada para qual situação? Aqui vão algumas sugestões!

Sobre a Mesa – Um vaso com orquídeas plantas é uma boa solução para centro de mesa. Se forem bem tratadas, durarão bastante tempo.

Junto ao Jardim – Se você tem uma janela muito grande com vista para o jardim, coloque vasos junto ao vidro prolongando assim a área verdejante para dentro de casa.

Sobre a Cômoda – Escolha flores em tons e odores suaves. Antes de ir dormir, retire-as do quarto e deixe em um espaço ao ar livre.

À Janela – Se você só avista prédios e telhados da sua janela, dê o jeito no problema dispondo pequenos vasos no parapeito. Evite quedas acidentais dos vasos colocando uma barra protetora no parapeito.

Num Recanto – Em divisões com pouco espaço, você pode recorrer aos espaços livres e lá colocar flores vistosas que não requerem cuidados excessivos, como os antúrios. Para um efeito original pode por uma flor em cada espaço.


BOAS IDEIAS

Escolha os recipientes para as plantas de acordo com o seu estilo, colocando, por exemplo, uma orquídea numa jarra com um design oriental. Já a planta rústica fica bem num vaso com um design de igual valor.

A flor não é a única responsável pela beleza, seu recipiente forma um conjunto que contribui para a estética do ambiente. Avalie opções de vasos e combinações com os tipos de flores que você tem a disposição.

OUTRAS SOLUÇÕES

Tenha jarras de vários tamanhos e formas sempre à mão, porque nunca são demais. É sempre um incentivo para trazer flores e enfeitar a sua casa.

Copos altos ou fruteiras para colocar as plantas e flores e assim fazer um arranjo oriental são boas opções.

Plante uma árvore dentro de casa. Escolha uma espécie de interior. Se estiver um bonsai, cuide-o bem. Os orientais dizem que dá 7 anos de azar se o deixar morrer.

COMO TER FLORES BONITAS

Luminosidade, ventilação, temperatura ambiente, adubação e rega são as cinco regras de ouro para quem pretende obter flores bonitas. A luminosidade pode ser natural ou artificial. Estando em ambientes fechados, logo sob condições diferentes das naturais, as flores podem precisar de receber doses extras de nutrientes através do uso de fertilizantes tipo foliar todo o mês e a cada 3 meses a aplicação de adubo líquido diretamente na terra.

Água na dose certa

Como saber qual é a quantidade de água de que cada espécie precisa? Um caminho é observar o desenvolvimento das plantas para descobrir suas necessidades. Grande parte das plantas morre por excesso de água e não por falta dela. É preferível regar freqüentemente e sem exageros. Terra encharcada propicia o aparecimento de fungos e pragas e provoca o apodrecimento das raízes


Luz garante o verde

Sem luminosidade, as plantas não realizam a fotossíntese, uma de suas funções essenciais. O pigmento verde clorofila, sob a ação da luz, retém gás carbônico, libera oxigênio e vapor d’água, que refresca os ambientes. Atenção: a claridade das janelas chega lateralmente às plantas, que tendem a crescer em direção à luz. O Resultado: um lado fica mais farto e viçoso que o outro. Para evitar o problema, gire o vaso/recipiente com regularidade.

Cuidados ao podar

A remoção de partes da planta só deve ser efetuada com um objetivo: dar saúde e vigor à espécie. Isso quer dizer retirar galhos secos, doentes e mal-formados, que danifiquem o equilíbrio do formato original da planta. A operação é conhecida como poda de limpeza. Excetuando esses casos, não se deveria podar, pois cada corte desnecessário faz a planta sofrer um estresse. Espécies que dão flores merecem uma atenção a mais: sempre remova as flores secas e murchas. “Flores mortas podem apodrecer e levar ao aparecimento de fungos.

Fonte : http://www.dicasparaminhacasa.com.br/2011/01/cultive-flores-em-casa/

 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s