Qualidade de Vida – Por que não se deve ‘malhar’ durante a noite

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Por que não se deve ‘malhar’ durante a noite

 

Por Nuno Cobra

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A máquina humana é um relógio perfeito. Aceita melhor qualquer atividade quando desenvolvida na mesma hora, todos os dias. Isso funciona para as refeições, o sono… Não poderia ser diferente com a atividade física, que deve ser realizada sempre na mesma hora, fazendo o organismo se antecipar, preparando todo o corpo para receber a dádiva do movimento.

Precisamos aos poucos colocar todas essas atividades absolutamente naturais como: sono, atividade física, alimentação… dentro de um horário compatível com o funcionamento do organismo. É melhor termos café da manhã, almoço e janta dentro dos horários mais convenientes possíveis.

A atividade física deverá ser realizada nas primeiras horas do dia e nunca à noite. Essa atividade se torna mais interessante no início dia, porque exerce melhor sua função de dinamizar todo o organismo, para que este se prepare e tenha condições hormonais e metabólicas de enfrentar os desafios do dia-a-dia, principalmente na vida profissional.

Atividade física X atividade competitiva

Mas não devemos realizar nenhum tipo de atividade competitiva nas primeiras quatro horas, após acordamos. Só depois deste tempo, é que o organismo estará metabolicamente apto para sua melhor forma. Por outro lado, a atividade física nas primeiras horas do dia, dentro de uma visão de saúde, isto é em equilíbrio de oxigênio e de acordo com o nível cardiovascular de cada um, não é agressiva e foge completamente desta premissa.

A atividade física poderá ainda ser realizada em outros momentos do dia, desde que a pessoa não esteja com o estômago cheio e nem sentindo fome. O que não pode ocorrer de nenhum modo é realizá-las durante a noite.

Primeiro porque não há necessidade mais de levar tantos hormônios competitivos e tantos estimulantes, uma vez que os desafios do dia já ficaram para trás. E também porque esses estimulantes são bastantes prejudiciais para a obtenção da tranqüilidade metabólica necessária ao sono.

As atividades realizadas durante a noite são altamente prejudiciais à saúde, porque coloca o organismo em efervescência, justo na hora em que ele busca a serenidade, o relaxamento e o repouso.

Como o sono é no meu método o ponto fundamental, devemos fazer de tudo para que ele seja profundo e reparador. Isto torna-se impossível quando o corpo fica excitado. Por isso deveremos evitar a atividade física no período noturno. Aos que se habituaram com essa prática no começo da noite, devem gradativamente levar essas atividades para o mais próximo do final da tarde.

Nuno Cobra é formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Abílio Diniz entre outros. É autor do best-seller A Semente da Vitória

 

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