Doutoramento Honoris Causa

Padrão

Doutoramento Honoris Causa
” Por causa da Honra “

O doutoramento Honoris Causa é concedido por universidades a pessoas eminientes que não têm necessáriamente de serem portadoras de diploma universitário mas que se tenham destacado em em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Historicamente um Doutor honoris causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional – a menos que se especifique o contrário.

A pessoa que recebe o título de “doutor honoris causa” pode usar a abreviação “Dr. h. c.”.

Caso já tenha um título de doutorado acadêmico, poderá utilizar a abreviação “Dr. Dr. h. c.”.

A pessoa honrada com mais de um título de doutor honoris causa, poderá usar a abreviação “Dr. h. c. mult.” (Doutor honoris causa multiplex).

Vem esta explicação a propósito do recente doutoramento do ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva que muitos consideram inculto e analfabeto, por isso, não merecedor de tal título.

Quem assim pensa não sabe o real significado das palavras ” Honoris Causa” mas com , a explicação dada acima já deve ter percebido que não se chega a doutor quem apenas conseguiu um diploma universitário mas, também quem, com as suas acções, a sua reputação, virtude ou mérito alcançou grandes feitos em proll de famílias, pessoas ou instituições.

Lula da Silva em todo o seu tempo de governação imprimiu um grande dinamismo às relações Sul-Sul e conduziu uma política externa apostada em promover, à escala global, a luta contra a pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico e da equidade social e tornou-se mesmo um grande exemplo para toda a América Latina.

Este, foi essencialmente o motivo porque a Universidade de Coimbra decidiu distingui-lo com o referido doutoramento.

Concorde ou não com ele, caro leitor, não julgue mais sem justa causa.

Agora sabe o que significa Honoris Causa.

Até breve!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s