Herself – o vestido que vai combater o aquecimento global.

Padrão

6a00d8341bf67c53ef0147e191c8c2

 

Herself – “ela mesma”- em inglês, é uma criação concebida entre a London College of Fashion de Sheffield e a Universidade de Ulster e propõe-se a ser o protótipo de um vestido capaz de combater o aquecimento global.

Como?

Embora os detalhes de todo o processo da criação ainda sejam um pouco vagos, o vestido leva uma pulverização de uma mistura de cimento com brita e areia o que vulgarmente é conhecido por concreto transparente.

Este material usa a luz solar como catalisador e o dióxido de titânio existente na superfícei do material reage com os poluentes do ar e faz diminuir o dióxido de carbono e monóxido de carbono na área circundante de até cerca de 65%.

Embora por enquanto o vestido não passe de uma escultura montada num pedestral, a equipa que o concebeu espera que um dia ele venha a ser mais do que arte.

Eles prevêem que ao ser usado por 40 pessoas, vai conseguir purificar 2 metros do espaço aéreo em redor em apenas um minuto.

Uma ideia atraente para ser usada num convénio de asmáticos ou em plataformas de metros ou autocarros e comboios, lugares normalmente saturados de gente e onde algo que purificasse esse ar seria bem vindo.

“Ela mesma” é apenas o primeiro protótipo de um projecto de vestuário Catalítico.

De acordo com a Helen Storey Foundation, uma organização sem fins lucrativos com sede em Londres, este projecto pretende unir a moda e a ciência para conceber vestuário que envolva o público no impacto que a poluição tem sobre a nossa saúde.

O vestido que lembra uma borboleta ou os borrões de tinta Rorschach, é muito artístico mas precisa de mais estudos científicos para comprovar realmente a sua eficácia no entanto já empolgou o mundo da moda  que aprovou a idéia de ajudar o meio-ambiente e ser fashion ao mesmo tempo.

Adaptação de Isa Ermida sobre matéria difundida originalmente neste site : http://news.discovery.com/tech/dress-helps-purify-the-air.html#mkcpgn=rssnws1

     

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s