Metal moldável e resistente

Padrão

Metal moldável e resistente

8304-60640921

Engenheiros de Materiais da Universidade de Yale criaram um material, resultado de uma liga de metais, tão moldável quanto o plástico, mas tão forte quanto o aço. Eles podem ser moldados usando temperaturas e pressões baixas em quaisquer formatos.

Os cientistas estavam estudando as propriedades de vidros metálicos (Bulk Metallic Glasses – BMG) recém-desenvolvidos. Estes vidros são fusões metálicas cujos átomos foram arranjados aleatoriamente ao invés de estarem altamente organizados em estruturas cristalinas, ou seja, é um metal que não tem uma rede cristalina contínua. Os pesquisadores descobriram que este material pode ser moldado no sopro como o plástico, mantendo sua força e durabilidade.

Estas ligas são compostas de metais comuns como cobre, níquel, titânio, e zircônio e podem ser moldados em baixa pressão e temperatura como nos processos usados para dar forma em plásticos. Isto significa que o resultado não terá custos muito altos. De acordo com a pesquisa, a matéria prima, os metais em si, também não seriam tão mais caros que o plástico.

A mistura também será útil em diferentes escalas. O líder do estudo, Jan Schroers, e sua equipe já estão usando o novo metal para criar desde pequenos containers até garrafas para implantes médicos, além de ressonadores para sistemas microeletromecânicos. Tudo com a durabilidade do aço.

“Isto pode levar a um novo paradigma no molde de metais. As propriedades superiores do BMG, parecidas com as do plástico e as típicas do metal, combinada com a facilidade, economia e precisão da moldagem a sopro, tem o potencial de impactar a sociedade atual tanto quanto o desenvolvimento do plástico sintético fez no último século”, disse Schroers. Vamos aguardar mais notícias sobre as aplicações.

Fonte:[PopSci]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s