Nasa – Descoberto novo sistema solar parecido com o da Terra

Padrão

Descoberto sistema solar parecido com o da Terra

Sistema_

Uma equipa europeia de astrónomos, da qual fazem parte dois portugueses, descobriu um sistema solar muito idêntico ao da Terra composto por sete planetas.

“A maior importância da descoberta é que encontrámos um sistema solar muito idêntico ao nosso, com quase tantos planetas. Até aqui o máximo que se conhecia era sistemas com cinco planetas, o nosso tem oito e nós agora conseguimos descobrir um com sete”, disse esta terça-feira à agência Lusa um dos membros da equipa de astrónomos, Alexandre Correia, da Universidade de Aveiro.

O astrónomo acrescentou que este novo sistema solar “não só tem sete planetas como são planetas muito parecidos com aqueles que existem no nosso”.

“O planeta mais pequenino que existe neste novo sistema é quase do tamanho da Terra. É ligeiramente maior do que a Terra mas tem cerca 1,4 vezes o tamanho da Terra”, revelou.

Com esta descoberta, Alexandre Correia acredita que está a caminhar-se “a passos largos para encontrar sistemas iguais ao nosso”.

Da equipa, que apresentou esta terça-feira, durante uma conferência no Observatoire de Haute-Provence, em França, as conclusões de seis anos de observações, faz também parte Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Fonte: CM

   

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s