iPhone monitora secretamente a localização do usuário

Padrão

Southofengland

 

O Iphone registra todos os lugares onde esteve , através de um arquivo armazenado no telefone que guarda as coordenadas (latitude e longitude) e horário dessa movimentação, avança o jornal «The Guardian».

Dois pesquisadores de segurança, Pete Warden e Alasdair Allan afirmam que para piorar a situação esses dados não criptografados e podem ser visualizados por qualquer pessoa que com( um software especial ) um sistema simples aceda ao telemóvel do proprietário. Avançam ainda que estes dados começaram a ser guardados com a actualização do sistema operativo iOS 4 e que se o aparelho se estragar, o arquivo não se perde sendo movido para o novo aparelho.

Os especialistas em segurança criaram uma aplicação que transforma esses dados num mapa, que mostra todos os passos do dono do iPhone desde a compra.

Pete Warden garante que a Apple tem feito de tudo a nível de segurança para que ninguém consiga aceder a tais informações de outrem, mas a verdade é que estão preocupados com a questão da privacidade.

O director do grupo Privacy International, Simon Davies, afirma tratar-se de «uma descoberta muito alarmante pois, a localização é um dos elementos mais sensíveis na vida de qualquer pessoa» e «é uma ameaça real à privacidade».

A Apple não quis comentar a razão do arquivo ser criado nem o facto de não ser desactivado.


http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/iphone-apple-localizacao-privacidade-arquivo-tvi24/1248364-4069.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s