Falta de verbas provoca hibernação na busca SETI por mensagens extraterrestres

Padrão

Vida317

As 42 antenas de radiotelescópio usadas para tentar a detecção de possíveis sinais extraterrestres que compõem o sistema ATA (Allen Telescope Array) foram desativadas nos Estados Unidos.

 

O grupo de antenas operado pelo Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence ou “Busca por Inteligência Extraterrestre”) era garantido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e fica a 500 km de distância da cidade de São Francisco.

 

A paralisação não atinge toda a operação SETI, que continua em iniciativas educacionais desenvolvidas pelo Instituto e na captação de recursos através de doações visando reativar o ATA num prazo de 2 anos.

 

A decisão de suspender o funcionamento das antenas aconteceu depois de cortes no orçamento do estado da Califórnia nas verbas destinadas ao SETI, além da queda de recursos da Fundação Nacional da Ciência, agência federal dos EUA para desenvolvimento de pesquisas científicas.

 

ET (no) phone home

 

“No final desta semana, o telescópio ATA vai entrar em hibernação devido à falta de financiamento necessário para o funcionamento dos radiotelescópios de Hat Creek, onde está situado”, explicou Tom Pierson, chefe da SETI, numa carta enviada no último dia 22 de abril aos doadores privados da iniciativa.

 

Para voltar a funcionar plenamente, Pierson revelou que serão necessários mais 5 milhões de dólares. O Instituto espera obter esses recursos até 2013. Até lá, só será feita manutenção, por equipes reduzidas.

Fonte : Vigília

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s