O Upper Atmosphere Research Satellite (UARS) vai atingir a Terra ainda este mês

Padrão
Picture_2
26 pedaços de detritos, com massa combinada de 500 kg, têm probabilidade de um em 3.200 de atingir pessoas. 

CABO CANAVERAL, Flórida – Um satélite já inativo da Nasa, levado pela tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) em 1991, irá atingir a Terra ainda este mês com detritos, muito provavelmente  em algum oceano ou região sem população, afirmaram representantes da agência espacial.

O Upper Atmosphere Research Satellite (UARS) foi ligado em 2005 e juntou-se às toneladas de lixo espacial que orbitam a Terra.

O satélite de 6,5 toneladas deve voltar ao planeta no final deste mês, embora os especialistas não saibam precisar quando nem onde.

“A atmosfera muda todos os dias. É impossível dizer como isso irá afetar a sua volta”, disse Michael Duncan, vice-líder do departamento de percepção situacional do espaço no Comando Estratégico dos Estados Unidos.

Satélites e corpos rochosos que caem na Terra não são nenhuma novidade. No ano passado, cerca de 400 pequenos pedaços de detritos entraram na nossa atmosfera e puderam ser encontrados.

Partes velhas de foguetes e satélites entram na atmosfera terrestre uma vez por semana.

Um grande satélite como o UARS (que tem 10 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro) volta à Terra uma vez por ano.

A maior parte do UARS vai queimar-se durante a entrada na atmosfera, mas até 26 pedaços individuais, de massa combinada de 500 kg, irão sobreviver à queda, afirmou Nicholas Johnson, cientista do Programa de Controle de Detritos em Órbita da Nasa. O maior pedaço esperado, parte da estrutura do satélite, deve pesar 150 kg, acrescentou.

Segundo a Nasa, os detritos muito provavelmente cairão no oceano ou em áreas não habitadas. A órbita do satélite passa por grande parte do planeta, desde o norte do Canadá até parte do sul da América do Sul. A probabilidade de que alguém seja atingido pelos detritos é de um em 3.200, afirmou a agência espacial.

Devido ao seu grande tamanho, a entrada na atmosfera do satélite será visível, caso haja alguém por perto.

Para quem quiser acompanhar esta notícia a NASA vai publicar atualizações semanais até quatro dias antes da reentrada. Daí em diante, diariamente, até cerca de 24 horas antes da reentrada e, finalmente, 12 horas, seis horas e duas horas antes da reentrada O endereço oficial é este : www.nasa.gov/mission_pages/uars.

Deixe um comentário